segunda-feira, 21 de julho de 2014

Fernando Guimarães vence primeiro Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes


«O poeta Fernando Guimarães venceu a primeira edição do Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes concedido pela Associação Portuguesa de Escritores e pela Câmara de Amarante.

O júri constituído por António Mega Ferreira, Fernando Martinho e José Manuel Mendes decidiu, por unanimidade, atribuir o galardão ao livro Os Caminhos Habitados editado pela Afrontamento.» Ler na Renascença.

«"Desde o título, este conjunto de textos regressa à energia dos tópicos nucleares do seu percurso, a habitação do ser, o saturnianismo dos dias, sempre elaborado com uma exigência formal e uma concisão e densidade raras na poesia portuguesa contemporânea", lê-se no texto elaborado pelo júri.

A primeira edição do Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes foi coordenada pela APE e patrocinada pela Câmara Municipal de Amarante e, "a título excecional, foram incluídas as obras saídas nos anos de 2011, 2012 e 2013".

Fernando Guimarães, de 86 anos, natural do Porto, é poeta, ensaísta, tradutor e foi já distinguido com outros dois galardões atribuídos pela APE, designadamente pelas suas obras O Anel Débil (1992) e Na Voz de Um Nome (2006).» Ler no iOnline.

«O valor deste Grande Prémio é no montante de € 12.500 (doze mil e quinhentos euros).» Ler  no Local.pt.
Fontehttp://blogtailors.com/fernando-guimaraes-vence-primeiro-7452477