quarta-feira, 21 de março de 2012

POESIA À MESA

20 MARÇO

Hoje, pela 10 e 14 horas, no auditório dos Paços da Cultura realizou-se o espetáculo "Camões é um poeta RAP", dirigido a jovens das escolas de S. João da Madeira (João da Silva Correia, Oliveira Júnior, EB2/3 e CEI).
CAMÕES É UM POETA RAP é um evento performativo e musical - com a qualidade literária do génio de Camões, que assenta num conceito inovador que aproxima a Lírica do grande poeta à nossa vivência contemporânea, através dos ritmos rap e hiphop.
Esta tem sido uma Performance que deixa ainda a marca da emoção no público; este apercebe-se, nesta hora de partilha com a Performer, das duras condições de vida do “Princípe dos Poetas”, e de como Camões - o homem - transforma o infortúnio e o desespero em energia criadora - de que a força mental que extravasa no conjunto dos seus poemas é um exemplo de vida que resiste ao passar do tempo.
Camões é, por unanimidade, reconhecido como um nome maior das letras e cultura portuguesas, cujas asserções poéticas, linguísticas e filosóficas continuam pertinentes na actualidade. No entanto, aquele que “... viveu pobre e miseravelmente/ e assim morreu” apesar de ter presença obrigatória nos Programas académicos de Português, continua a suscitar, sobretudo nos jovens, uma aversão quase epidérmica.

Este espetáculo foi realizado com o apoio da DGLB (Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas).




Interpretação de Gisela Canãmero

 
Mais tarde, pelas 18h00, na Biblioteca municipal decorreu a inauguração da exposição “O maior poema da Cidade”, na qual alguns contribuintes desse grande poema declamaram as suas criações poéticas.
Salientaram-se nesta sessão a participação animada das crianças que encantaram todos os presentes.



Em seguida, pelas 18h30, a Tertúlia Poética sob o mote "Os poemas dos nossos poetas" e conduzida de forma brilhante pela Profª Cristina Marques, reuniu alguns poetas sanjoanenses que num momento informal declamaram as suas próprias poesias criando um ambiente mágico inesquecível.