sexta-feira, 19 de março de 2010

hoje noite mágica de poesia


Aproximamo-nos do último fim-de-semana da Poesia à Mesa.
.
Hoje, 19 de Março, temos para si uma noite poética mágica, agitada e muito divertida.
.
Tudo começa às 21h30, à porta da Biblioteca Municipal, quando os peregrinos da poesia se juntarem para assistirem ao primeiro de seis espectáculos de poesia, especialmente preparados por algumas colectividades culturais da cidade…
.
Começará aqui a grande peregrinação poética que, encabeçada pelo actor Luís Esparteiro e pelo poeta José Fanha, irá percorrer seis estações de poesia ao longo de toda a zona pedonal.
.
Junte-se a esta festa, traga velas consigo e “peregrine” noite dentro até cerca das 23h00, com a Teia dos Sentidos, a Cultura Viva, a Universidade Sénior, os Ecos Urbanos e os amigos do Art7<
.
A noite e os seus peregrinos seguem então pela Feira do Livro dentro, para assistirem ao Poetry Slam e à actuação do convidado especial José Wallenstein.
.
Considerado uma das mais recentes e cosmopolitas tendências da noite das grandes capitais, o Poetry Slam tem alcançado enorme sucesso nos bares de Berlim, Nova Iorque, Paris ou Londres… e, desta feita, chegou ao bar da Feira do Livro.
.
O conceito é simples: basta escolher um tema, tratá-lo de forma crítica e espirituosa, adicionar algumas rimas e declamá-lo de forma dramática no espaço de três minutos no palco de um bar. Emblema da cultura urbana, este novo movimento dá primazia à palavra e aos poetas e convoca todos aqueles que queiram exprimir e transmitir a sua arte através da palavra dita
.
Hoje é noite de poesia.
Participe e peregrine noite fora.
.
Esperamos por si.
.
.
PRÓXIMOS DESTAQUES
20 e 21 de Março » todo o dia» visite a feira do livro e leve os mais pequeninos a participarem nas oficinas poéticas preparadas pela Biblioteca Municipal, Museu da Chapelaria e Paços da Cultura (Feira do Livro, junto à loja da PT)

20 de Março » 21h30 » Noite de poesia com a participação da ex-Primeira Dama Maria Barroso, da pianista Olga Prats e do actor Pedro Lamares (Paços da Cultura).

21 de Março » 17h00 » Apresentação do Livro de Poesia “Momentos” da autoria dos alunos das Escolas Secundárias do Concelho (Paços da Cultura).