quinta-feira, 13 de março de 2008

“Poesia à Mesa” é notícia na agência Lusa

Cafés e bares do centro da cidade de S. João da Madeira recebem esta sexta-feira declamadores na tradicional "Peregrinação poética", inserida na campanha "Poesia à Mesa".
"É importante descentralizar a poesia e trazê-la para o sítio onde as pessoas vivem, pois ela é companhia e companheira para todas as horas", disse à agência Lusa o poeta e declamador José Fanha, um dos dinamizadores da campanha desde há três anos a esta parte. José Fanha lidera o grupo de declamadores que trazem "a poesia para a rua", fazendo sobressair a tese de que "somos um país de poetas com grande qualidade".
Os clientes dos restaurantes da zona pedonal serão servidos ao jantar com "Poesia à Mesa", expressa tanto na audição de versos declamados no local quanto na leitura de poemas impressos em material ligado à restauração, como toalhetes, bases de copos e aventais. Depois do jantar, assiste-se à já tradicional "Peregrinação poética" que leva um grupo de declamadores a recitar poesia nos cafés e bares, no mesmo estilo informal que caracteriza o habitual funcionamento desses espaços.
"Mesmo não sendo muito acarinhada pelas massas, a poesia continua teimosamente viva", referiu José Fanha.
"A grande expressão do povo português é felizmente a poesia", sublinhou. A sexta edição da campanha "Poesia à Mesa" é dedicada aos poetas Vitorino Nemésio, Jorge de Sena, Natália Correia, José Luís Peixoto, Maria do Rosário Pedreira e Adélia Prado. "Procuramos levar a poesia às pessoas, particularmente no que se relaciona com a gastronomia, e também trazer as pessoas a algumas iniciativas elaboradas para assinalar o mês em que se comemora o Dia Mundial da Poesia", disse o vereador Rui Costa, da Câmara de S. João da Madeira, entidade que organiza a iniciativa desde 2002.
A campanha, para além da "Peregrinação poética", inclui até ao final do mês um conjunto diversificado de actividades, como workshops, feira do livro, tertúlias ou os habituais potes com rifas de onde se podem retirar poemas e, com sorte, o direito a alguns livros de poesia. O programa contempla ainda um concurso de montras alusivo ao tema "Páscoa com Poesia", o lançamento da edição de 2008 do Prémio Literário João da Silva Correia e apresentação do blogue da "Poesia à Mesa".